sábado, 14 de julho de 2007

Um dia na rádio

A produção de Eu Sei Que Você Sabe começa logo na sexta-feira à noite, depois da emissão terminar. Frederico Duarte de Carvalho e João Vasco Almeida sentam-se com o produtor Joaquim Palmela (na foto) para combinar gravação de promos para a semana seguinte, debatem-se temas, vê-se o e-mail e avalia-se a emissão anterior, à procura de erros.
Depois, publica-se o podcast e começa a semana. Domingo é dia de respirar e na segunda-feira estão os temas já definidos. Neste dia começa a investigação das histórias. Terça-feira à noite é gravado o spot promocional. Começa a passar na Quarta-feira de manhã, dia em que fazem os últimos ajustes ao alinhamento prévio.

É também na Quarta-feira que os cronistas e os analistas do Contraponto escolhem os temas, em conversa com a equipa de estúdio. Na Quinta-feira começa a maratona de gravações, a partir das 20h00. A primeira peça a ficar pronta é a de Joaquim Jorge e Carlos Barroso. O debate é gravado logo às 20h30.

Depois, seguem-se Frederico Valarinho, Eduardo Leão Maia, Ana Anes e José Serrão. Acabadas as gravações é preciso ajustar, tecnicamente, os sons. Cortar, colar jingles de entrada, melhorar. Mais trabalho para Joaquim Palmela, que se mantém frente ao seu Cool Edit Pro para que o som saia perfeito.


Para o directo de sexta-feira fica guardada a crónica/conversa de António Martins Neves. O jornalista faz uma análise dos temas da semana e é impossível escapar à sexta-feira. É um momento de pura notícia comentada.

Entretanto, Henrique Silveira já enviou o seu MP3 de dois minutos exactos. É o único colaborador que grava no seu estúdio particular e entrega a crónica "chave na mão". Mesmo assim é preciso ajustes, que são feitos entre quinta e sexta-feira. O Henrique traz ao programa uma crónica surrealista e mordaz. Usa um programa de edição de som diferente daquele na Rádio Cartaxo e a normalização de som é feita antes da crónica ir para o ar.


E chega ao dia do programa.

Às oito e meia da noite João Vasco Almeida e Frederico Duarte de Carvalho viajam de Lisboa para os estúdios, onde encontram Joaquim Palmela. É preciso ainda muito trabalho. Primeiro, analisam-e todos os sons que estão prontos a ir para o ar e fazem-se ajustes de última hora. Depois, os sons são introduzidos no computador que controla a emissão. São ajustados em tempo e volume, para que, no ar, não se notem diferenças.
Quando batem as nove e cinquenta, os dois animadores sentam-se em estúdio, à espera do sinal horário. Depois da publicidade, o computador vai indicando quantos segundos faltam para a emissão se calar e, quando chega a zero, o rato faz um clique sobre o ícone do genérico do programa. Está no ar mais um Eu Sei Que Você Sabe.

Do outro lado do vidro do estúdio está já Luís Inácio, que acompanha as emissões do Eu Sei. Joaquim Palmela continua atento aos mais pequenos pormenores: control o som que vai para o ar. monitoriza a emissão on-line, atende os telefonemas dos ouvintes, faz ajustes técnicos. Entra e sai do estúdio várias vezes para dar indicações vitais. Luís Inácio vai estando atento ao discurso do programa e vai dando sugestões e correcções a algo que vá para o ar.



Para as duas horas de emissão são necessárias mais de dez horas de trabalho. Mas é um gosto fazê-lo por si.

1 comentário:

RS disse...

Epá, isso é que é trabalho! Viva, pois!